4. Atualizar os impostos de cada produto.

Este tópico é complementar ao cadastro do produto que mostrei no tópico anterior, então, depois que realize o cadastramento necessário, o sistema irá apresentar uma tela como esta:

consultaProdutos.PNG

Observe a segunda e a terceira colunas, uma dá acesso à configuração dos impostos por produtos, que vou mostrar logo abaixo. A segunda é um indicador, demonstrando se o cadastro do seu produto está pronto para ser usado com a emissão de uma nota. Assim se pendente, será necessário atualizar, se concluído pode usar.

Acessando a tela de configuração teremos:

impostos_1

Observe que existem as abas para cada imposto, onde o usuário faz a configuração de cada um especificamente. Existem alguns detalhes nisto, mas com um treinamento a pessoa aprende e fica fácil de fazer.

Vou mostrar aqui mais duas abas desta mesma tela apenas para explicar um pouco mais, a primeira é esta:

impostos_2

Note que existem três campos acima, na aba de classificação do produto, isto é importante por que muitas regras derivam desta configuração.

Assim, no caso você poderá incluir diferentes naturezas de operação para um mesmo produto. Isto já otimiza o processo da emissão.

A outra coisa é que será necessário informar um código NCM, existe a tabela oficial com todos os códigos para consulta caso precise. O sistema somente aceitará um NCM válido e existente, isto porque esta referência é usada para calcular o valor aproximado dos impostos, a tabela do IBPT define já um preço médio oficial deste produto e usa isto para informar o quanto de impostos existe em uma nota.

E, por fim, existe o CEST é mais informação usada para a configuração dos produtos, mas esta é opcional.

Agora aqui a outra aba que citei, no caso, a última apenas para mostrar como fica o resultado depois que uma configuração é adicionada ao produto:

Impostos_3.PNG

Então, aí você está vendo um resumo dos dados principais de como ficou cada configuração adicionada, ou seja por cada natureza de operação que disse acima que poderia haver mais de uma por produto.

Entretanto, uma nota somente poderá ser emitida com produtos pertencentes a uma única natureza de operação, lembre-se disto.

Uma observação, após emitir uma nota com estes impostos configurados, caso você resolver alterar este padrão de configuração vigente, isto não irá afetar a nota já emitida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s